top of page
Logo for Feng Shui Edgar
White Structure

Feng Shui

O Feng Shui é uma arte e ciência que lida com a análise de elementos no espaço, desde a orientação de um edifício e a direção de suas portas principais até a decoração do interior e a coloração das paredes.

Embora o Feng Shui seja praticado no Ocidente há apenas um século, as suas origens como ciência do espaço remontam à China antiga. Durante o período moderno, a aplicação do Feng Shui foi popularizada pelos imperadores chineses. Nas últimas décadas, tornou-se um movimento global, com milhares de livros e artigos publicados para promover esta antiga arte e ciência da arquitetura.

Feng Shui significa “vento e água”, que se refere à criação de um fluxo positivo de energia no ambiente circundante. A forma anterior de Feng Shui era chamada de “Kan Yu”, que significa literalmente “Levante a cabeça e observe o céu acima. Abaixe a cabeça e observe o ambiente ao nosso redor”. Foi uma representação da teoria macro-micro que denota a importância de manter a harmonia com o cosmos em cada projeto e ato. Kan Yu também se refere à observação dos padrões de corpos celestes ou celestes, conhecidos como “céu Qi”, e sua influência na terra, “terra Qi”, que indica o papel da astrologia na antiga geomância chinesa. O termo posteriormente mudou para Feng Shui referindo-se a dois elementos básicos da natureza, pois trata da direção dos ventos e dos recursos hídricos, bem como das características topográficas do terreno, a fim de determinar seus impactos positivos e negativos na vida humana.

 

Em todas as culturas antigas, dos egípcios aos chineses, as pessoas costumavam honrar lugares sagrados. A arquitetura antiga, neste caso, propõe diretrizes para localizar um lugar sagrado na terra, construindo edifícios que estejam em harmonia com a criação de Deus e promovam a saúde. Nessas práticas, a natureza sempre foi um elemento-chave. Assim, no Feng Shui, os filósofos tradicionais estudaram a natureza para obter um senso de compreensão sobre o universo e encontraram o “Qi” como uma força vital existente em todos os seres.

 

Qi, ou energia vital, é considerado como a energia que mantém o corpo vivo e saudável. Como muita energia pode trazer boa saúde, vitalidade e felicidade, pouca energia pode causar depressão, fraqueza e baixa vitalidade, enquanto nenhuma energia é igual à morte.

Reconhecendo a origem do 'Qi' na paisagem, os arquitectos tradicionais conseguiam distinguir os locais seguros e sagrados dos nocivos, que na sua maioria tinham vegetação saudável e estavam harmoniosamente alinhados com os campos geomagnéticos da terra. A ciência ocidental também comprovou o impacto das energias elétricas e geopáticas na vida dos seres humanos. Está provado na ciência ocidental que a exposição excessiva a campos eletromagnéticos elevados sob os postes elétricos pode levar à doença do câncer, que é conhecida pelos mestres de Feng Shui há muitos séculos como “Shar” Qi ou energia negativa para matar.

Desta forma, os antigos sistemas de arquitetura foram tentativas de introduzir meios de criação de lugares, que podem reduzir o estresse e levar a uma vida saudável, longa e próspera.

 

O Feng Shui, como um desses sistemas, introduz diferentes princípios para fornecer um fluxo benéfico de energia ou Qi através do uso da natureza e dos corpos celestes em cada edifício.

Fale comigo hoje para aprender a usar o fluxo benéfico do Qi.

bottom of page